Câmara aprova novo Marco Regulatório para o transporte de cargas

Leoncio Carvalho • nov. 02, 2020

A Comissão Especial do Transporte Rodoviário de Cargas, da Câmara dos Deputados, aprovou, nesta terça-feira (19), o novo marco regulatório do setor.

O Projeto de Lei 4860/16, de autoria da deputada Christiane Yared (PR), estabelece regras para o transporte de cargas por terceiros e mediante remuneração, e endurece penas impostas a empresas e caminhoneiros envolvidos em roubos de cargas.

A Lei estabelece, também, que a atividade poderá ser exercida por pessoa física ou jurídica, de posse de registro específico na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Para pequenos agricultores, o texto fala em ‘cadastro simplificado’. “A negociação firmada entre empresa e transportador autônomo não estabelecerá vínculo empregatício, podendo o acordo ser idealizado via contrato”, explica a deputada.

Renovação de Frota
O Marco Regulatório também prevê a obrigatoriedade de renovação da frota em todo o país e a contratação de seguro contra perdas e danos às cargas em todas as operações de transporte, além de disciplinar o transporte de cargas perigosas e o tempo de carga e descarga.

O endurecimento das penas de crimes de roubo contras os prestadores de serviços também está assegurado na proposta, aplicando suspensão por 10 anos da atividade como motorista dos profissionais que comprovadamente tiverem participação nos delitos.

O texto do novo Marco Regulatório para o setor de transporte de cargas no Brasil segue para apreciação no Senado.

Por Tainá de Souza 28 jul., 2022
Você pode fazer o seguro da casa, apartamento, residência de veraneio e até um imóvel desocupado ou de aluguel para temporada.
Por Leoncio Carvalho 02 nov., 2020
A safra de soja 2019 entrará para a história. Mas você está preparado para superar as dificuldades logísticas? Segundo a Consultoria Céleres, a safra de soja 2019 do Brasil será a maior da história. Pela primeira vez, o país ficará a frente dos Estados Unidos em termos de produção do alimento — só na colheita, […]
Por Leoncio Carvalho 02 nov., 2020
O transporte de cargas perigosas requer muito planejamento e cuidado. Afinal, além de garantir a qualidade do produto e permitir que você reduza os custos da entrega, isso também certifica que todo o processo se desenrole em segurança e sem contratempos. Para tanto, é preciso entender que o gerenciamento das cargas perigosas não envolve apenas […]
Share by: