5 dúvidas comuns sobre o transporte de cargas perigosas e suas regras

Leoncio Carvalho • nov. 02, 2020

O transporte de cargas perigosas requer muito planejamento e cuidado. Afinal, além de garantir a qualidade do produto e permitir que você reduza os custos da entrega, isso também certifica que todo o processo se desenrole em segurança e sem contratempos.

Para tanto, é preciso entender que o gerenciamento das cargas perigosas não envolve apenas o transporte em si — é preciso ter cuidados também antes e depois, como na hora de escolher as embalagens ideais para esses produtos, por exemplo.

Será que você está ciente de todas as regras quanto às cargas perigosas? No post de hoje, esclarecemos as principais dúvidas sobre o assunto para não haver mais erros. Então, continue a leitura e fique de olho!

Índice: [Ocultar]

1 1. Por que certas cargas são consideradas perigosas?
2 2. Que embalagem utilizar para cargas perigosas?
3 3. É possível transportar cargas perigosas ao lado de outros itens?
4 4. Caminhões levando cargas perigosas podem rodar livremente?
5 5. E quanto ao veículo que será utilizado para o transporte?

1. Por que certas cargas são consideradas perigosas?

Cargas perigosas são aquelas que podem causar grandes estragos em caso de imprudência nas estradas. Além disso, algumas delas ainda são capazes de resultar em complicações à saúde das pessoas e também ao meio ambiente.

Sendo assim, é fundamental seguir as devidas regulações e tomar muito cuidado com o armazenamento, transporte e entrega desses materiais. O próprio motorista também deve ser cuidadoso, bem preparado e capacitado para lidar com esses produtos.

2. Que embalagem utilizar para cargas perigosas?
Primeiramente, as embalagens de cargas perigosas devem obrigatoriamente trazer identificações claras quanto às características do produto, incluindo quaisquer marcações e/ou símbolos aplicáveis para que as chances de acidentes diminuam.

Além disso, as embalagens devem ser duradouras e resistentes. É fundamental que elas sejam identificadas (não apenas pelas informações listadas no primeiro parágrafo, mas também em termos de volume e cor) de forma a torná-las facilmente visíveis.

Isso diminui as chances de alguém interferir com as cargas perigosas por ignorância em relação ao produto armazenado, algo que poderia piorar a situação em caso de algum acidente no meio da estrada, por exemplo.

Fique atento também para sempre guardar cargas perigosas em embalagens em perfeito estado. Quando falamos de produtos desse tipo, qualquer rachadura, dano ou enfraquecimento do material podem ser fatais.

3. É possível transportar cargas perigosas ao lado de outros itens?
Os artigos 12 e 13 da Resolução 3665/2011 são bastante claros: não! Primeiramente, ninguém além do motorista e dos auxiliares (se forem necessários) podem estar no veículo durante o transporte de cargas perigosas. Animais também não são permitidos.

Além disso, esse tipo de material jamais pode ser transportado ao lado de alimentos, medicamentos ou quaisquer itens destinados ao uso humano ou animal — ou mesmo de embalagens que, mais tarde, serão destinadas a produtos com essas características.

Finalmente, diferentes tipos de cargas perigosas não podem ser levadas no mesmo caminhão.

4. Caminhões levando cargas perigosas podem rodar livremente?
As organizações responsáveis por cada via do país têm autoridade para limitarem o seu uso e, assim, restringir o transporte de cargas perigosas, se for necessário. É possível, também, limitar áreas determinadas para estacionamento, carga e descarga.

O artigo 15 da Resolução 3665/2011 já citada determina que veículos levando cargas perigosas não podem circular por vias em áreas densamente povoadas ou ambientalmente protegidas, próximos a reservatórios de águas e reservas florestais ou ecológicas.

Entretanto, como também há legislações municipais e estaduais sobre o assunto, o recomendado é que a empresa responsável entre em contato com os respectivos órgãos locais de trânsito para entender as informações e possíveis restrições de cada trecho.

5. E quanto ao veículo que será utilizado para o transporte?
De maneira geral, é imprescindível que o veículo em que as cargas perigosas serão transportadas esteja com suas manutenções e revisões em dia. Isso é fundamental porque qualquer acidente sofrido por ele se tornará consideravelmente mais grave devido ao fato de que o caminhão está carregado de carga perigosa.

Como está o estado dos pneus, freios e sinalização da sua frota de veículos? Isso tudo são alguns dos pontos mais fundamentais para garantir que o caminhão está pronto para enfrentar a estrada carregando uma carga perigosa.

Gostou de entender melhor as regras e cuidados necessários para transportar cargas perigosas? Como mostramos aqui, a embalagem é um dos pilares para garantir a segurança dessa empreitada. Sendo assim, aproveite para conferir também nosso post sobre a importância da escolha do tipo de embalagem para exportação!

Por Tainá de Souza 28 jul., 2022
Você pode fazer o seguro da casa, apartamento, residência de veraneio e até um imóvel desocupado ou de aluguel para temporada.
Por Leoncio Carvalho 02 nov., 2020
A safra de soja 2019 entrará para a história. Mas você está preparado para superar as dificuldades logísticas? Segundo a Consultoria Céleres, a safra de soja 2019 do Brasil será a maior da história. Pela primeira vez, o país ficará a frente dos Estados Unidos em termos de produção do alimento — só na colheita, […]
Por Leoncio Carvalho 02 nov., 2020
Em uma época cujo mercado está tão competitivo e exigente, é necessário pensar 2 vezes antes de investir em qualquer processo que visa melhorar a qualidade dos serviços e garantir segurança para sua gestão de frotas. Muitos gestores e administradores de frotas não destinam seus investimentos em um seguro adequado para elas pensando que estão […]
Share by: