Dúvidas Frequentes

Veja as mais frequentes perguntas sobre Seguros

O que é Seguro Auto?

O Seguro Auto é um contrato que visa cobrir futuros danos ao veículo assegurado evitando perda financeira ao cliente que está contratando o Seguro. Esse contrato é celebrado entre Segurado  e uma Seguradora. Para coberturas diversas: roubo ou furto, colisão, capotamento, incêndio, danos causados a terceiros tanto materiais quanto pessoais, danos morais, APP – acidente pessoais de passageiros, assistência 24 horas, vidros….

Caso eu tenha um sinistro, qual o prazo para receber a indenização pela Seguradora?

A liquidação dos sinistros deverá ser feita num prazo não superior a 30 dias, contados a partir da entrega de todos os documentos básicos apresentados pelo segurado.

Assim, a contagem do prazo poderá ser suspensa quando, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos, voltando a correr a partir do dia útil subseqüente àquele em que forem completamente atendidas as exigências pelo segurado.

Quando posso perder o Direito a indenização do Seguro que contratei?

  1. o sinistro ocorrer por culpa grave ou dolo do segurado ou beneficiário do seguro;
  2. – a reclamação de indenização por sinistro for fraudulenta ou de má-fé;
  3. – o segurado, corretor, beneficiários ou ainda seus representantes e prepostos fizerem declarações falsas ou, por qualquer meio, tentarem obter benefícios ilícitos do seguro;
  4. – o segurado agravar intencionalmente o risco.

Posso utilizar meu seguro de automóvel para viajar a outros países do Mercosul?

Sim, porém é necessário solicitar a seguradora a CARTA VERDE.

Oque é Seguro contra Terceiros ou RCF-V e APP?

  • Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V): Pode ser dividida em duas modalidades: a que cobre Danos Corporais causados pelo veículo segurado a terceiros (DC) e a que cobre Danos Materiais causados pelo veículo segurado (DM). O RCF-V de danos corporais complementa o valor do DPVAT.
  • Acidentes Pessoais para Passageiros (APP): indeniza o motorista e os passageiros transportados no veículo segurado, ou seus beneficiários, por lesões corporais ou morte.

O que é sinistro de Indenização Integral?

Em caso de sinistro onde o veículo é considerado irrecuperável ou seus danos superam 75% do seu valor, será considerado Perda Total gerando uma “Indenização Integral” e o segurado ou o beneficiário terá direito ao ressarcimento sem a cobrança da franquia. A mesma coisa ocorrerá  em caso de furto ou roubo em que o veículo não é recuperado.

O que é Franquia?

A Franquia do seguro auto é a participação obrigatória do segurado para que o carro seja reparado nos eventos de sinistros de perda parcial (colisão) que tenham cobertura na apólice. A franquia é paga à oficina.